AOR, Melodic Rock, Hard Rock, Prog Rock and some Heavy Metal NEWS & INFO

MUDAMOS PARA MELHOR !!!

MUDAMOS PARA MELHOR !!!
MUDAMOS PARA MELHOR!! ACESSE: http://brazilrockmelody.blogspot.com.br

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ROCKIN' VIEWS - AOR



A.O.R. 
Adult Oriented Rock, Album Oriented Rock, Arena Rock...  afinal, o que significa o termo?

Saudações rockers de plantão! 
Vamos falar do nosso tão querido AOR, que estilo empolgante e viciante não?
Quando escuto ou leio o termo AOR, tenho como referência a sonoridade do Journey, sempre faço esta associação em minha mente, me lembro então do estilo do vocal, tipo de letras, clima etc.
E logicamente imagino que cada um tem sua própria “imagem musical” para o estilo, aliás, acredito que para todos os estilos temos associações, como por exemplo muitos devem provavelmente associar Iron Maiden ao metal, Kiss ao hard rock, Calypso à “trilha sonora do inferno”, entre outros. 
Sonoridades à parte, vamos falar do termo AOR e suas origens, que acredito causar confusão em muitos leitores, inclusive nos mais entendidos.
Em minhas pesquisas, ficou claro que o termo AOR surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 60/começo dos 70 para se referir a um determinado tipo de programação de rádio ou a certas estações de rádio e não a um estilo musical, pelo menos não inicialmente. 
AOR significaria então “Album Oriented Radio”, ou seja, uma programação ou estação de “rádio orientada por álbum” – na qual os álbuns eram reproduzidos na íntegra ou tinham várias de suas faixas tocadas, não ficando restritos a terem apenas seus “hits” ou “singles” executados. Isso foi na época uma mudança no direcionamento das programações das rádios que até então eram baseadas nos sucessos, com seus “Top 20”, “Top 40” etc. Com o passar do tempo, a sigla passou a significar, para muitos, “Album Oriented Rock”, afinal a maioria dos artistas destas rádios eram oriundos do rock.  Estas bandas tinham e continuam tendo em comum a base do rock mesclada com elementos do pop, tratando muitas vezes de temas românticos, trazendo um forte apelo comercial, agradando ao mesmo tempo público, gravadoras e executivos das rádios.
Ficaram marcadas como típicas da época e acabaram classificadas neste estilo  bandas como Journey, Boston, Asia, REO Speedwagon, Foreigner, Styx, The Outfield, Survivor, Toto, entre muitas outras. Bandas estas obrigatórias na coleção de qualquer fã de rock e música em geral, tamanha a qualidade e bom gosto na maior parte de seus álbuns. 


Circula também por aí o significado “Adult Oriented Rock”, que não parece ter muito fundamento e é frequentemente sinalizado como “errado” por especialistas da área. Por fim, outra nomenclatura comumente mencionada em publicações especializadas e associada às bandas citadas acima é o “Rock de Arena”, mas esta engloba bandas de diversas vertentes do rock e tem mais a ver com seus shows em grandes arenas e grandes produções, não se configurando exatamente em um estilo musical, mas sim uma referência. Com respeito a este rótulo, há quem diga que os Beatles pararam de fazer suas tours, pois não conseguiam mais se ouvir tocando com tantos gritos dos fãs e foi então que os Rolling Stones começaram a se apresentar com amplificadores poderosos, dando início a era das bandas de Rock de Arena com shows em lugares cada vez maiores (grandes arenas) e com maior e melhor estrutura para suas apresentações, mas essa é outra história...
Enfim, seja qual for o significado, AOR é sinônimo de rock de qualidade, de grandes músicos e músicas!

Denis Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário